terça-feira, 6 de outubro de 2015

Você já ouviu falar em crochetagem?

Se você pensou em costura e crochê, se enganou. Na verdade, a crochetagem é um método muito utilizado na fisioterapia para tratamento de dores musculoesqueléticas em geral. O nome dessa técnica vem da palavra crochet em francês, que significa gancho. Isto porque o método utiliza um instrumento de aço inoxidável que tem forma de gancho, criado para se adaptar as superfícies do corpo de forma anatômica.
O método foi elaborado pelo fisioterapeuta sueco Kurt Ekman, nos anos 70. Ele buscava um modo de trabalhar as estruturas de maneira mais apurada, profunda e precisa. Teve a ideia de criar ganchos (crochets) de diferentes curvaturas, cuja extremidade terminava em uma espátula. Estes instrumentos, permitiam acessar o espaço entre os elementos a liberar, inacessíveis à mão devido à espessura dos dedos.
A crochetagem melhora a circulação sanguínea, pois aumenta a liberação de histamina, substância que atua como vasodilatadora no organismo, causadora também da vermelhidão que sucede as sessões de crochetagem, mas que não tem efeito maléfico.
No dia a dia, a crescente utilização da crochetagem por parte dos fisioterapeutas está relacionada aos rápidos e satisfatórios resultados encontrados no método. Em geral, a indicação mais beneficiada pela técnica é o tratamento das aderências e fibroses causadas por cirurgias. Dores musculares, tendinites, lombalgia, cervicalgia, dores nos nervos, entre outras síndromes dolorosas também têm indicação para a crochetagem, que só deve ser aplicada por fisioterapeutas especializados na área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário