sexta-feira, 17 de maio de 2013

Saiba mais sobre o Core Training



A fisioterapia é uma ciência que, entre outras funções, estuda, diagnostica e previne alterações em órgãos e sistemas do corpo humano. Dentro da fisioterapia, ao longo dos anos, muitas técnicas foram desenvolvidas para atender a demandas específicas, ou seja, para recuperação após cirurgias, partos, para tratar lesões ou traumas e também como forma de melhorar o desempenho físico de atletas.

Uma dessas técnicas é o Core Training. Foi desenvolvido, primeiramente, para diminuir as dores relacionadas à coluna. Aos poucos foi sendo adotado por esportistas como forma de melhorar o suporte do tronco nos movimentos. O Core Training é uma técnica preventiva, que impacta diretamente no desempenho do atleta, principalmente em esportes que exigem grande esforço dos membros inferiores (pernas, quadris).

A palavra core tem origem inglesa e envolve alguns significados como centro, região central ou fundamento. Desta maneira, o Core Training trabalha toda a musculatura responsável pelo equilíbrio do corpo humano como: a parte lombar da coluna, a parede abdominal e músculos, ou seja, a parte conhecida como “centro da gravidade”. O segredo do método é que os músculos que são trabalhados possibilitam a estabilização do tronco durante o movimento dos membros.

Devido aos seus benefícios, o Core Training ganhou espaço, principalmente nos clubes de futebol, em academias e nas clínicas de fisioterapia. Recentemente, o Fluminense publicou dados sobre os resultados, após dois meses de aplicação da técnica, em seus jogadores. Houve uma evolução média de 5,6% na impulsão vertical; 5,3% no arranque de 20 metros e 5,5% arranque de 40 metros.

Durante as sessões de Core Training são feitos alongamentos, exercícios de equilíbrio e alinhamento dos músculos da região pélvica, responsáveis justamente pelo centro da gravidade. O método é muito útil também para quem não é atleta, uma vez que melhora a postura para realizar as atividades do dia a dia. 

A estabilidade é fundamental para qualquer pessoa, atleta ou não. Por exemplo, ao agachar é preciso manter o corpo reto, sem ficar balançado para os lados. Se o indivíduo não tem essa capacidade, pode prejudicar as articulações. O Core Training também fortalece a musculatura abdominal e das costas.

Os exercícios podem ser feitos em chão estável ou em plataformas móveis como bolas, balanços ou tábuas. Pode ser aplicado em grupos ou individualmente. O Core Training foi apontado pela Escola Americana de Medicina do Esporte com uma das principais tendências mundiais em 2012.

Quer conhecer melhor? Que tal uma visita na Clínica Ariane Pitrez? Estamos esperando por você! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário