quarta-feira, 29 de maio de 2013

Shiatsu: dedos que curam





Quem já passou por uma sessão de massagem, seja terapêutica ou relaxante, conhece bem os benefícios da técnica. Uma das técnicas de massagem mais populares no Brasil veio do Japão, o shiatsu. Atsu é um vocábulo japonês que significa pressão e Shi significa dedo, portanto o shiatsu consiste em uma técnica de massagem que usa a pressão dos dedos. 
Estima-se que o shiatsu chegou ao Brasil junto com as grandes ondas de imigração japonesa, pois se trata de uma técnica muito antiga e amplamente aplicada na medicina oriental. Provavelmente, foi desse fato que surgiu a fama dos japoneses ou orientais para tratar as dores nas costas ou problemas de coluna.

Mas, o shiatsu é muito mais que uma massagem. Os movimentos têm como objetivo melhorar o fluxo de energia vital (Chi em chinês e Ki em japonês) por meio da ativação dos meridianos, espécie de canais por onde flui a energia. Como resultado, a pessoa apresenta a melhora dos sintomas, tanto físicos como mentais. Os pontos pressionados pelo shiatsu são os mesmos utilizados pela acupuntura.

O shiatsu é uma terapia complementar, ou seja, não deve ser utilizado como único meio de tratar alguma doença ou condição, porém ajuda a acelerar o processo de cura, pois além de melhorar a energia, fortalece o sistema imunológico e devolve o equilíbrio emocional ao paciente.

Veja algumas indicações do shiatsu:
  • Dores de cabeça/enxaquecas
  • Dores nas costa/coluna/pescoço/ombros
  • Dificuldades emocionais (depressão, baixa autoestima)
  • Estresse, tensão, ansiedade
  • Cansaço/fraqueza
  • Insônia
  • Problemas intestinais
  • Alterações menstruais
  • Problemas respiratórios (asma, bronquite)
  • Sinusite
  • Artrite/ Artrose
  • Lesões e traumas 


Uma sessão de shiatsu pode durar em torno de 50 a 60 minutos. Cada pessoa terá uma indicação diferente quanto ao número de sessões a serem realizadas. Não são usados cremes ou óleos e também não é necessário se despir. Mas é indicado ir com uma roupa confortável.

Está estressado? Faça uma sessão de shiatsu
O estresse do dia a dia provoca diversos efeitos nocivos ao organismo. Portanto, o shiatsu também pode aliviar o estresse, uma vez que equilibra a atividade do sistema nervoso e promove relaxamento, reduz a tensão muscular, melhora o sono e diminui a ansiedade.
Agora que você conhece melhor o shiatsu, marque já a sua sessão! Estamos esperando você!

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Saiba mais sobre o Core Training



A fisioterapia é uma ciência que, entre outras funções, estuda, diagnostica e previne alterações em órgãos e sistemas do corpo humano. Dentro da fisioterapia, ao longo dos anos, muitas técnicas foram desenvolvidas para atender a demandas específicas, ou seja, para recuperação após cirurgias, partos, para tratar lesões ou traumas e também como forma de melhorar o desempenho físico de atletas.

Uma dessas técnicas é o Core Training. Foi desenvolvido, primeiramente, para diminuir as dores relacionadas à coluna. Aos poucos foi sendo adotado por esportistas como forma de melhorar o suporte do tronco nos movimentos. O Core Training é uma técnica preventiva, que impacta diretamente no desempenho do atleta, principalmente em esportes que exigem grande esforço dos membros inferiores (pernas, quadris).

A palavra core tem origem inglesa e envolve alguns significados como centro, região central ou fundamento. Desta maneira, o Core Training trabalha toda a musculatura responsável pelo equilíbrio do corpo humano como: a parte lombar da coluna, a parede abdominal e músculos, ou seja, a parte conhecida como “centro da gravidade”. O segredo do método é que os músculos que são trabalhados possibilitam a estabilização do tronco durante o movimento dos membros.

Devido aos seus benefícios, o Core Training ganhou espaço, principalmente nos clubes de futebol, em academias e nas clínicas de fisioterapia. Recentemente, o Fluminense publicou dados sobre os resultados, após dois meses de aplicação da técnica, em seus jogadores. Houve uma evolução média de 5,6% na impulsão vertical; 5,3% no arranque de 20 metros e 5,5% arranque de 40 metros.

Durante as sessões de Core Training são feitos alongamentos, exercícios de equilíbrio e alinhamento dos músculos da região pélvica, responsáveis justamente pelo centro da gravidade. O método é muito útil também para quem não é atleta, uma vez que melhora a postura para realizar as atividades do dia a dia. 

A estabilidade é fundamental para qualquer pessoa, atleta ou não. Por exemplo, ao agachar é preciso manter o corpo reto, sem ficar balançado para os lados. Se o indivíduo não tem essa capacidade, pode prejudicar as articulações. O Core Training também fortalece a musculatura abdominal e das costas.

Os exercícios podem ser feitos em chão estável ou em plataformas móveis como bolas, balanços ou tábuas. Pode ser aplicado em grupos ou individualmente. O Core Training foi apontado pela Escola Americana de Medicina do Esporte com uma das principais tendências mundiais em 2012.

Quer conhecer melhor? Que tal uma visita na Clínica Ariane Pitrez? Estamos esperando por você! 

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Conheça melhor o Manthus



Uma dieta saudável e a prática regular de atividades físicas são ótimas ferramentas para quem quer perder peso. Entretanto, não é apenas o peso que importa, muitas pessoas querem eliminar medidas, se ver livre da celulite ou da gordura localizada. Para isso, existem várias técnicas de estética, como o Manthus.


O nome Manthus é uma junção da palavra manta (referência a uma espécie de arraia gigante que prende sua caça e em seguida dispara uma descarga elétrica letal) com hidrolipoclasia ultrassônica (HUS).


O manthus é um aparelho que atua profundamente nas áreas tratadas, combinando o uso do ultrassom, da corrente elétrica e da eletroporação (emissão de ondas eletromagnéticas que abrem os poros facilitando a penetração de princípios ativos específicos contra a gordura localizada). O método é totalmente indolor.


Por meio da transmissão da corrente elétrica, o aparelho consegue atingir até 4 cm da camada de gordura abaixo da pele, transformando o tecido gorduroso acumulado em partículas mais finas, mas sem quebrar a membrana celular. Essas partículas vão para o sistema linfático e são eliminadas pelo suor, urina ou fezes.


A corrente elétrica estimula o sistema linfático, a eletroporação auxilia a abrir os poros para penetração dos produtos contra a gordura localizada e as ondas de ultrassom aceleram o metabolismo local. O manthus pode ser feito na região abdominal, culotes, pernas, nádegas, braços e barriga.


Ao contrário do que muitos pensam, o manthus não é apenas um tratamento estético. A técnica tem se mostrado bastante eficaz em pacientes que passaram por cirurgias, tanto para aumentar a velocidade de reabsorção de hematomas, quanto para prevenir aderências ou até mesmo diminuir as cicatrizes internas (fibroses).


Antes de começar a terapia, é feita uma criteriosa avaliação, pois nem todas as pessoas podem se submeter ao manthus. Em geral, são indicadas 10 sessões para começar. Cada organismo é diferente do outro, porém é possível notar uma redução de 2 a 4 cm de circunferência em cada sessão.


Como dito anteriormente, se o objetivo é reduzir medidas, a pessoa deve adotar uma alimentação saudável, praticar atividades físicas e reduzir o consumo de substâncias que pioram a celulite, como álcool, cigarro e alimentos gordurosos. Um estilo de vida saudável combinado com o manthus pode produzir excelentes resultados.