sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Benefícios da Acupuntura no seu dia a dia


Você sabia que a maioria das pessoas não conhece a maneira correta de se respirar? 
É isso mesmo! E nessa matéria você aprenderá como usar a respiração à seu favor, e os benefícios da acupuntura para a sua vida. 

A acupuntura é a arte de reequilibrar as energias do corpo através da inserção de agulhas em determinados pontos localizados na pele (acupontos). Mas, você sabe que energias são essas?


A acupuntura e a Medicina Tradicional Chinesa tem suas bases no Taoismo e, para este, as energias que circulam em nosso corpo recebem o nome de Qi e de um modo bem simples, esse Qi (energia ou sopro) pode ser Yin ou Yang. O Yin é o sopro mais denso e o Yang o sopro mais sutil. Não existe boa ou má: elas são apenas complementares.


A energia Yin recebemos dos alimentos e a Yang da respiração. A energia da respiração fornece combustível para que os órgãos do nosso corpo transformem os alimentos e a energia vinda da própria respiração em força para nutrir todo nosso ser e realizar todas as tarefas necessárias, desde encostar o dedo na ponta do nariz a fazer cálculos complexos ou manter funcionando todas as nossas funções orgânicas.


Os taoistas sempre souberam o papel fundamental da respiração na manutenção da vitalidade e da jovialidade. Muitos pacientes referem ter insônia, ou apresentam distúrbios do sono, ou simplesmente sentem-se ansiosos e custam a dormir. Controlar a respiração durante o dia é uma boa maneira de evitar os roncos noturnos, por exemplo.


Respire sempre lentamente durante o dia, pois isso ajuda a renovar as energias e estende os benefícios da acupuntura. É importante mesmo para quem não pratica a acupuntura. Quem ronca, por exemplo, gasta energia demais tentando respirar e não usa os benefícios reparadores da respiração ao seu favor. 


Importância da Acupuntura


Acupuntura tem sua importância reconhecida em todos os meios acadêmicos não só pelos seus efeitos surpreendentes no alívio da dor, mas também, nas disfunções osteomioarticulares, digestivas, emocionais, nos problemas causados pelo excesso de tensão e estresse, impotência, frigidez, entre outras.


A arte da Acupuntura visa, através de sua técnica e procedimentos, estimular os acupontos que tenham a propriedade de restabelecer o equilíbrio, alcançando-se assim, resultados terapêuticos. Promove bem estar físico, mental e emocional sendo indicado para todos que buscam uma vida mais saudável.


É indicado manter visitas regulares ao acupunturista com objetivo preventivo e para promoção e manutenção do bem estar. Portanto, não perca tempo, marque já sua consulta com um de nossos especialistas!



Nenhum comentário:

Postar um comentário