sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Conheça melhor os perigos dos vícios de postura



Se quando você chega do trabalho se queixa de dor nas costas, no pescoço, nos punhos, nas mãos ou na sola dos pés, atenção! As dores podem ser consequência da má postura durante o dia de trabalho. Além de tirar sua paz, essas dores também podem afetar a sua produtividade.
Nem todas as atividades profissionais oferecem riscos para o sistema musculoesquelético. Entretanto, grande parte das pessoas que trabalham com computadores podem sofrer de dores musculares devido à postura incorreta na hora de digitar.
Já os trabalhadores que realizam trabalhos manuais ou repetitivos, em linhas de produção, por exemplo, também podem desenvolver quadros dolorosos. Quando a pessoa fica muito tempo na mesma posição, em pé ou sentada, prejudica ainda a coluna e os músculos.
Mas, afinal, você sabe o que é um vício postural? É a compensação que o corpo faz para buscar uma posição mais confortável, porém nem sempre correta. Isso pode acontecer tanto no local de trabalho, quanto no dia a dia ao caminhar, ver televisão, dirigir, etc.
Na maioria das vezes os vícios posturais se instalam sem que a pessoa perceba. Isso, além de causar desconforto, pode levar a uma lesão ou necessitar de terapias para correção. Em casos mais graves, a má postura pode levar ao desenvolvimento de uma hérnia de disco, tendinite e bursite.
O ideal é procurar um médico quando a dor se mantiver de forma crônica. Quanto mais rápidos forem o diagnóstico e o tratamento, menor será o impacto sobre a produtividade do trabalhador. Outra ação fundamental é a prevenção no local de trabalho. A ginástica laboral é um recurso cada vez mais utilizado nas empresas. Se a companhia não oferece, é possível fazer alongamentos e caminhar até o banheiro ou para beber água, evitando longos períodos na mesma posição.
A técnica fisioterapêutica mais utilizada para corrigir vícios de postura é a Reeducação Postural Global (RPG), aplicada principalmente para tratar os músculos que estão fora de forma e corrigir problemas de postura. Um dos resultados mais importantes da RPG é que ensina o paciente a manter a postura adequada, mesmo depois do término do tratamento.

Dicas
Ao usar o computador:

  • Mantenha o monitor na linha dos olhos, a uma distância entre 45 e 70 cm
  • Ao digitar, é importante que o pulso esteja em ângulo reto, no mesmo nível dos cotovelos
  • Enquanto estiver sentado, mantenha os pés no chão. Se a cadeira não permitir, use um apoio 
  • Regule a cadeira de acordo com sua altura, deixando as costas em ângulo reto
  • Apoie os braços na mesa para garantir uma postura mais correta



Nenhum comentário:

Postar um comentário