quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Reeducação Perineal



O corpo humano possui uma estrutura conhecida como assoalho pélvico, que é uma espécie de membrana formada por músculos e ligamentos, que dá suporte aos órgãos localizados na pelve como útero, bexiga e próstata, além de controlar as funções urinárias e fecais, assim como as sexuais. O esfíncter anal, os músculos perineais e os diafragmas urogenital e pélvico formam a musculatura dessa região.

Por diversos motivos, algumas pessoas ao longo da vida, apresentam enfraquecimento dessa musculatura, o que pode causar desde incontinência urinária até disfunções sexuais, como a falta de orgasmo ou o vaginismo nas mulheres, por exemplo.

Desta maneira, a fisioterapia desenvolveu técnicas específicas, que ajudam os pacientes com este tipo de problema a fortalecer a musculatura do assoalho pélvico e assim recuperar algumas funções ou ter uma melhora na qualidade de vida. Conhecida como reeducação perineal, a técnica surgiu nos Estados Unidos, em 1948.

Atualmente, a reeducação perineal também pode ser considerada uma modalidade preventiva no caso das gestantes, que podem fazer o tratamento antes e após o parto, para evitar problemas no futuro, como a incontinência urinária. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Urologia, 10 milhões de pessoas no país sofrem deste problema. Os homens que retiram a próstata ou têm problemas na glândula também estão sujeitos a desenvolver essa condição.  

Quando a musculatura pélvica fica enfraquecida, os órgãos internos como bexiga, útero e intestino começam a “cair”, o que na linguagem científica é chamado de prolapso, que pode ser de primeiro, segundo e terceiro grau, sendo este último de maior gravidade e, na maioria dos  casos, exige tratamento cirúrgico.

Mas, muitas pessoas são beneficiadas com a fisioterapia que fortalece a região pélvica, especificamente o períneo. Os exercícios envolvem a contração e o relaxamento da musculatura. Alguns aparelhos podem ser usados, como o de eletroestimulação muscular e para as mulheres são utilizados cones vaginais, que ajudam na percepção dos estímulos feitos durantes os exercícios de contração e relaxamento.

Todas as atividades feitas na reeducação perineal reforçam o tônus muscular não só da região pélvica, como também fortalecem a musculatura abdominal, portanto, a técnica é útil inclusive para pessoas que apresentam dores na coluna ou algum tipo de desalinhamento. Um exemplo bastante interessante é que uma pessoa que trabalha sentada tem a região do períneo enfraquecida, principalmente quando não tem uma postura correta.

Portanto, podemos afirmar que a reeducação perineal é uma importante técnica fisioterapêutica, com um amplo campo de aplicação, que ajuda o individuo a ter uma melhor percepção do corpo, das funções e consequentemente, uma vida mais saudável e ativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário