quarta-feira, 16 de maio de 2012

A fisioterapia global


Tratar a dor local por esforço repetitivo ou a lesão (aguda ou crônica) de um atleta estressado por excesso de treino é a iniciativa de muitos profissionais da Saúde. Em geral, recomendam-se remédios analgésicos e/ou antinflamatórios e uma profilaxia - que é correta para atenuar a dor, mas não para curá-la completamente. O paciente sai da crise, para de sentir a dor, mas não fica seguro de que seu mal-estar não vai mais voltar.

Segundo a fisioterapeuta Ariane Pitrez, especializada em RPG (método Souchard), RPG para gestantes, RPA (Reestruturação Postural Ativa), SGA (Stretching Global Ativo), Drenagem Linfática Manual, Core Training, Sling Training, Sling Desk e Crochetagem, existe, entretanto, uma corrente de profissionais da Saúde com uma nova ótica, dispostos a tratar a dor dos pacientes de uma forma mais global, considerando itens que vão desde a análise estrutural do corpo e de sua postura ao trabalhar e a executar atvidades físicas até seus hábitos alimentares, etc.  

Este novo olhar da fisioterapia pretende tratar a dor ou a lesão, acabando de vez com a queixa do paciente – tudo em prol de seu bem-estar físico e de sua qualidade de vida. 

“Um primeiro passo é tirar a dor do paciente, indicando a ele que cuidados vai tomar para não cansar aquela musculatura ou aquela articulação. Indico sempre o acompanhamento de um médico e a ingestão dos medicamentos que ele sugere para sair da crise. Já o tratamento fisioterápico que proponho abrange diversas técnicas reabilitadoras e vai despertar a consciência corporal do paciente para que ele mesmo se corrija, quando  for o caso”, explica Ariane.

O tratamento de reabilitação no estúdio de Ariane Pitrez, em geral, alia técnicas inovadoras da fisioterapia, como as de fortalecimento corporal, como o Sling Training (vindo da Alemanha para o Brasil em 2009), passando pela RPG (método Souchard), pela RPA (Reestruturação Postural Ativa), pelo SGA (Stretching Global Ativo), pelo Sling Desk (método de suspensão) e pela Massoterapia.

“Cada paciente vai merecer um 'mix' de métodos diferenciado e personalizado, o indicado para seu quadro clínico”, destaca a profissional.

Ariane Pitrez ainda oferece Shiatsu, quando é necessário para um relaxamento mais profundo do paciente. Suas sessões duram 1 hora, são dinâmicas e visam despertar o paciente a levar consigo um novo conhecimento de seu corpo para aplicar em sua rotina. “Os resultados deste novo olhar da fisioterapia são duradouros”, afirma a especialista.

Ariane Pitrez Fisioterapia e Estética fica no Office Tower, na Avenida Evandro Lins e Silva, 840, sala 2015, Barra da Tijuca (RJ). Tels.: (21) 3648-9972 / (21) 3648-9973 / (21) 9198-1333.

Nenhum comentário:

Postar um comentário