A Fisioterapia Uro-Ginecológica é um conjunto de técnicas para reabilitação dos músculos que compõem o assoalho pélvico, atuando no tratamento dos distúrbios perineais.
Os músculos do assoalho pélvico desenvolvem inúmeras funções benéficas para a saúde. Entre a mais importante função está à manutenção na posição anatômica dos órgãos pélvicos, funcionando como sustentação desses órgãos.
Com o passar dos anos, acumulados às transformações metabólicas que o corpo apresenta, estes músculos estão sujeitos a sofrer enfraquecimento, assim a função de sustentação deixa de existir, dificultando o bem-estar físico e psicológico.
O desempenho sexual também poderá ser comprometido, pois não mais existirá a sensação de pressão intravaginal, o que dificultará o ato sexual tanto para a mulher quanto para seu parceiro.
Como qualquer outro grupo muscular do corpo humano, a musculatura do assoalho pélvico pode e deve ser trabalhada, ou seja, deve ser fortalecida para melhorar a qualidade de vida e não gerar os problemas descritos acima.
As técnicas para reabilitação do assoalho pélvico são indicadas nos seguintes casos:
- No pós-cirúrgico de prostatectomia (cirurgia de retirada da próstata).
- Na incontinência urinária (homens e mulheres).
- No pré e pós-parto.
- Nas distopias urogenitais (bexiga caída).
- No pré e pós-cirúrgico de cirurgias vaginais.
- Na prevenção da incontinência urinária (perda involuntária de urina).
- Na incontinência fecal (incapacidade de controlar a eliminação de fezes).
- Na disfunção sexual feminina (vaginismo, dispareunia, vulvodinia, flacidez).
- No prolapso de órgãos (exteriorização de órgãos pelo canal vaginal ou anal).
Nenhum comentário:
Postar um comentário