sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Estimulação russa melhora flacidez


A pele é o maior órgão do corpo humano. Uma das principais características da pele é a capacidade de se expandir, por exemplo, quando ganhamos peso ou no caso das mulheres durante a gestação. Entretanto, na medida em que engordamos ou perdemos peso, a elasticidade da pele vai perdendo força, gerando assim a flacidez. A flacidez pode ainda ser resultado do processo natural do envelhecimento, da predisposição genética ou da exposição à fatores como o fumo, exposição solar, entre outros.   

O desenvolvimento da fisioterapia dermatofuncional promoveu o surgimento de várias técnicas que vieram complementar terapias já existentes. A corrente russa, também conhecida como estimulação russa, surgiu pela primeira vez em 1977. Desde então foi aperfeiçoada e hoje é um excelente tratamento para combater a flacidez. 

Por meio de um aparelho de eletroterapia, com uma corrente elétrica de média e baixa frequência, é possível promover uma contração muscular que trabalha as fibras musculares, além de estimular o fluxo de sangue e o sistema linfático. 

A estimulação russa, portanto, é um excelente tratamento para melhorar o tônus muscular, melhorando a flacidez e a definição muscular. É indicada para mulheres depois do parto, para pessoas em processo de emagrecimento, no pós-cirúrgico ou até para atletas que precisam recuperar a força muscular depois de alguma lesão. 

É importante ressaltar que a estimulação russa é um tratamento coadjuvante para o fortalecimento muscular, que deve ser aliado a outras técnicas da fisioterapia. Além disso, os conhecimentos técnicos do fisioterapeuta são fundamentais para a eficácia do tratamento, ou seja, conhecimentos sobre a condição a ser tratada e o mecanismo de atuação da eletroterapia.  

Como prevenir a flacidez

  • Tome muita água para manter a pele hidratada
  • Use cremes hidrantes e protetor solar todos os dias
  • Tente manter o peso e evitar o efeito sanfona, o movimento de emagrecer e engordar constantemente piora a flacidez
  • Aposte nos alimentos que contribuem para formação do colágeno, substância que dá firmeza à pele como castanhas, nozes, grãos, carnes magras, leite e derivados e alimentos ricos em vitamina C
  • Pare de fumar, o cigarro promove o envelhecimento precoce da pele
  • Pratique exercícios regularmente


Nenhum comentário:

Postar um comentário