sexta-feira, 12 de julho de 2013

Dor lombar atinge 80% das pessoas


A região central das costas é composta da coluna vertebral, cercada de músculos e ligamentos. Quando vista de lado, a coluna apresenta uma forma de "S". A porção inferior do "S" compreende a coluna lombar. Muitas forças atuam nessa região. As forças excessivas que resultam da postura incorreta, de movimentos corporais impróprios, traumas e outras causas podem provocar dor lombar, também conhecida por lombalgia. Não é uma doença, é um tipo de dor que pode ter diferentes causas. Algumas vezes, a dor se irradia para as pernas, com ou sem dormência dos membros.  

Quem tem dor lombar?
Qualquer pessoa está sujeita a ter pelo menos um episódio de dor lombar na vida. Em geral, é causada por um problema postural, ou seja, por uma posição incorreta ao sentar, deitar, abaixar ou carregar algum objeto. Em outros casos, pode ser causada por uma inflamação, infecção, hérnia de disco, problemas nas vértebras, artrose ou até por problemas emocionais.
A avaliação médica ajuda a identificar a causa da dor e planejar um esquema de tratamento. Há muitas causas potenciais envolvidas. A estenose da coluna vertebral, um estreitamento do espaço no canal central da coluna, é mais comum em idosos. A herniação de disco é mais frequente em adultos jovens e de meia idade.
A dor lombar afeta todos os grupos de pessoas. Praticamente qualquer tecido ou estrutura da região dorsal pode contribuir para a dor. Os ossos, discos, ligamentos, músculos e raízes nervosas podem gerar dor. As herniações ou rupturas de discos podem gerar dor; no entanto, a maioria dos casos de hérnia de disco não apresenta sintomas. Um colapso vertebral, chamado de fratura de compressão, causa dor; esse evento é comum na osteoporose e pode ocorrer com traumas leves em idosos.
A dor lombar com irradiação para a perna é geralmente causada por um pinçamento ou irritação nervosa. Mais comumente, resulta de uma hérnia de disco ou de osteoartrite, caracterizada pelo crescimento excessivo do osso devido ao desgaste da cartilagem dos discos. Fraqueza muscular, tensão ou instabilidade óssea também podem provocar dor. As pequenas articulações que conectam as vértebras, denominadas faces articulares, podem inflamar e deixar a região dolorida.


Tratamento: A importância do RPG

Para as dores lombares um dos tratamentos mais eficazes é a Reeducação Postural Global (RPG). Diferente das medidas de fisioterapia convencionais, o método da RPG propõe uma visão corporal integrada do paciente, pois trabalha o corpo inteiro. Traz como benefício à conscientização corporal, o que previne deformidades, fornece amplitude de movimentos, relaxamento, fortalecimento muscular e alívio da dor. O RPG não utiliza nenhum tipo de medicamento - é um tratamento bastante agradável que funciona com a manipulação sobre os membros e coluna dos pacientes, sendo sincronizada com técnicas de respiração.


Prevenção
Como já foi dito, a postura (posição do corpo) deve estar sempre correta, de maneira ereta. Postura inadequada é um dos principais motivos de dor lombar. Além disso, confira algumas dicas:


  • Para as pessoas que trabalham sentadas, é importante manter a coluna ereta, com altura adequada dos braços na digitação. Além disso, os pés devem estar completamente apoiados no chão para sustentar o corpo;
  • Ao levantar objetos pesados, a dica é abaixar o corpo, flexionando os joelhos;
  • Na hora de dormir, a posição ideal é de lado, com os joelhos semiflexionados;
  • Lembre-se de ter um colchão e um travesseiro adequados para sua altura e peso;
  • Pratique alongamento sempre que possível;
  • Cuidado ao carregar bebês, crianças, bolsas, mochilas, tudo isso pode provocar dores na coluna. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário