sexta-feira, 26 de julho de 2013

Conheça melhor a cervicalgia ou torcicolo



Dor no pescoço, nos ombros, na cabeça e dificuldade de movimentar o pescoço para os lados, ou para frente e para trás são sintomas clássicos da cervicalgia, conhecida popularmente como torcicolo, uma das queixas mais comuns de dor na coluna. A má postura é a principal causa das dores na região do pescoço. Entretanto, desgaste nas articulações como a osteoartrite, problemas na mandíbula, lesões causadas por acidentes, hérnia de disco, ler na cama e mascar chiclete também podem causar a cervicalgia.  

A coluna vertebral é responsável pela sustentação de todo o corpo humano. Ela se divide em região cervical (cabeça e pescoço), região torácica (do pescoço até o meio das costas) e lombar (meio das costas até o final da coluna).

O pescoço (região cervical) é a parte mais flexível da coluna. As vértebras localizadas nessa área atuam absorvendo o impacto e mantendo a coluna alinhada. É uma região rica em terminações nervosas que se ramificam para o pescoço, braços e mãos. Sendo assim, muitas vezes a cervicalgia pode comprometer os membros superiores, causando dor e desconforto.

A cervicalgia é uma das queixas mais comuns quando o assunto é dor na coluna. Em geral, os sintomas costumam melhorar em poucos dias ou semanas. Entretanto, algumas pessoas evoluem para a dor crônica, com mais de 2 meses de duração. Sem tratamento, além da dor podem surgir a perda da mobilidade, deformidades e, em quadros mais graves, a redução da sensibilidade dos membros.

Na experiência clínica, a má postura é a principal causa da cervicalgia. Isso porque no dia a dia, mesmo sem perceber, adotamos alguns hábitos posturais incorretos. O uso do computador é um verdadeiro vilão da boa postura, assim como ler na cama, ficar muito tempo na mesma posição, dormir em uma posição inadequada, com um colchão e um travesseiro inadequados, carregar pesos de um lado só dos ombros, etc.

A fisioterapia, por meio de técnicas como a Reeducação Postural Global (RPG), por exemplo, é uma importante ferramenta para tratar a cervicalgia, pois ajuda a corrigir a postura do dia a  dia, além de aliviar as dores e devolver os movimentos.

Fique atento aos sinais e sintomas da cervicalgia:
- dor aguda na região dos ombros e pescoço
- dificuldade de girar o pescoço ou virar a cabeça
- dor que piora durante o dia e fica mais intensa durante a noite
- formigamento nos braços, mãos e/ou nas pernas
- fraqueza nos braços e nas mãos
- cansaço e perda de peso

Dicas de prevenção
- tente manter o pescoço em posição neutra sempre que possível, ou seja, não coloque o pescoço para trás ou para frente por muito tempo
- deixe a coluna reta sempre que possível
- a cada 50 minutos sentado ou deitado, fique 10 em pé
- se tem o hábito de ler na cama, use um travesseiro próprio para isso
- na hora de dormir, escolha um travesseiro que deixe o pescoço alinhado com a coluna, em posição neutra
- verifique se o colchão está adequado para seu peso e altura
- para pessoas que trabalham com computadores, o monitor deve ficar na altura dos olhos
- a posição neutra do pescoço serve para qualquer momento do dia, lembre-se disso ao dirigir
- mulheres atenção: cuidado com o peso da bolsa em um ombro só
- Para carregar objetos mais pesados, opte pela mala com rodinhas
- ao usar o telefone, nunca comprima o aparelho entre o ombro e o pescoço

- consulte um dentista para verificar se não tem nenhuma disfunção na articulação da mandíbula

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Dor lombar atinge 80% das pessoas


A região central das costas é composta da coluna vertebral, cercada de músculos e ligamentos. Quando vista de lado, a coluna apresenta uma forma de "S". A porção inferior do "S" compreende a coluna lombar. Muitas forças atuam nessa região. As forças excessivas que resultam da postura incorreta, de movimentos corporais impróprios, traumas e outras causas podem provocar dor lombar, também conhecida por lombalgia. Não é uma doença, é um tipo de dor que pode ter diferentes causas. Algumas vezes, a dor se irradia para as pernas, com ou sem dormência dos membros.  

Quem tem dor lombar?
Qualquer pessoa está sujeita a ter pelo menos um episódio de dor lombar na vida. Em geral, é causada por um problema postural, ou seja, por uma posição incorreta ao sentar, deitar, abaixar ou carregar algum objeto. Em outros casos, pode ser causada por uma inflamação, infecção, hérnia de disco, problemas nas vértebras, artrose ou até por problemas emocionais.
A avaliação médica ajuda a identificar a causa da dor e planejar um esquema de tratamento. Há muitas causas potenciais envolvidas. A estenose da coluna vertebral, um estreitamento do espaço no canal central da coluna, é mais comum em idosos. A herniação de disco é mais frequente em adultos jovens e de meia idade.
A dor lombar afeta todos os grupos de pessoas. Praticamente qualquer tecido ou estrutura da região dorsal pode contribuir para a dor. Os ossos, discos, ligamentos, músculos e raízes nervosas podem gerar dor. As herniações ou rupturas de discos podem gerar dor; no entanto, a maioria dos casos de hérnia de disco não apresenta sintomas. Um colapso vertebral, chamado de fratura de compressão, causa dor; esse evento é comum na osteoporose e pode ocorrer com traumas leves em idosos.
A dor lombar com irradiação para a perna é geralmente causada por um pinçamento ou irritação nervosa. Mais comumente, resulta de uma hérnia de disco ou de osteoartrite, caracterizada pelo crescimento excessivo do osso devido ao desgaste da cartilagem dos discos. Fraqueza muscular, tensão ou instabilidade óssea também podem provocar dor. As pequenas articulações que conectam as vértebras, denominadas faces articulares, podem inflamar e deixar a região dolorida.


Tratamento: A importância do RPG

Para as dores lombares um dos tratamentos mais eficazes é a Reeducação Postural Global (RPG). Diferente das medidas de fisioterapia convencionais, o método da RPG propõe uma visão corporal integrada do paciente, pois trabalha o corpo inteiro. Traz como benefício à conscientização corporal, o que previne deformidades, fornece amplitude de movimentos, relaxamento, fortalecimento muscular e alívio da dor. O RPG não utiliza nenhum tipo de medicamento - é um tratamento bastante agradável que funciona com a manipulação sobre os membros e coluna dos pacientes, sendo sincronizada com técnicas de respiração.


Prevenção
Como já foi dito, a postura (posição do corpo) deve estar sempre correta, de maneira ereta. Postura inadequada é um dos principais motivos de dor lombar. Além disso, confira algumas dicas:


  • Para as pessoas que trabalham sentadas, é importante manter a coluna ereta, com altura adequada dos braços na digitação. Além disso, os pés devem estar completamente apoiados no chão para sustentar o corpo;
  • Ao levantar objetos pesados, a dica é abaixar o corpo, flexionando os joelhos;
  • Na hora de dormir, a posição ideal é de lado, com os joelhos semiflexionados;
  • Lembre-se de ter um colchão e um travesseiro adequados para sua altura e peso;
  • Pratique alongamento sempre que possível;
  • Cuidado ao carregar bebês, crianças, bolsas, mochilas, tudo isso pode provocar dores na coluna.