quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

A importância do músculo "psoas" para a nossa saúde, vitalidade e bem-estar emocional.

psoas é o músculo mais profundo e estabilizador no corpo humano , afetando o equilíbrio estrutural, a amplitude dos movimento, a mobilidade articular e o funcionamento dos órgãos do abdômen.
É o único músculo que liga a coluna vertebral às pernas, sendo responsável por nos manter em pé, permitindo levantar as pernas para andar. O psoas saudável estabiliza a coluna vertebral e proporciona apoio através do tronco, além de formar um bom suporte para os órgãos abdominais.
Estudos recentes também consideram o psoas,  um órgão de percepção composto de tecido bio-inteligente que incorpora literalmente, nosso desejo mais profundo de sobreviver e florescer. Ou seja, ele é  o mensageiro primário do sistema nervoso central, por isso também é considerado um porta-voz das emoções (“borboletas na barriga”). Isto acontece, porque o psoas está ligado com o diafragma através do tecido conjuntivo, influenciando tanto a respiração, quanto o medo reflexo.
Um estilo de vida acelerado e o estresse geram uma descarga de adrenalina que cronicamente tensiona o psoas, preparando-nos para correr, entrar em ação ou contrair-se, como forma de nos proteger.  Se mantivermos o psoas constantemente em tensão devido ao estresse, eventualmente, começarão a encurtar e endurecer. Assim dificultará a nossa postura e as funções dos órgãos que se localizam no abdômen, resultando em dor nas costas, dor ciática, problemas de disco, degeneração do quadril, períodos de menstruações dolorosas ou problemas digestivos.
Além disso, um psoas tenso envia sinais de voltagem para o sistema nervoso, interfere nos movimentos dos fluidos e afeta a respiração do diafragma. Na verdade, o psoas está tão intimamente envolvido nas reações físicas e emocionais básicas que quando está cronicamente estressado, envia constantemente sinais de alerta ao corpo, por isso pode afetar o esgotamento das glândulas supra-renais e do sistema imunológico . Esta situação é agravada pela maneira de sentar-se ou posições dos nossos hábitos diários, reduzindo nossos movimentos naturais e contraindo ainda mais os músculo.
Um psoas liberado permite alongar muito mais a parte posterior dos músculos e permite que as pernas e pélvis movam-se com  mais facilidade e independência. Melhora a posição da coluna vertebral e de todo o tronco, com a consequente repercussão na melhoria das funções dos órgãos abdominais, da respiração e do coração.
O psoas seria como um órgão de canalização da energia, um núcleo que nos conecta com a terra, nos permite criar um suporte forte e equilibrado desde o centro da nossa pélvis. Assim, a coluna vertebral se alonga e, através dela, pode fluir toda nossa vitalidade.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Shiatsu: Indicações e benefícios


Desenvolvido no Japão no início do século XX, o Shiatsu é indicado na prevenção e tratamento de várias doenças. A palavra é derivada do japonês SHI que significa “dedo” e ATSU “pressão”, ou seja pressão dos dedos. Na prática, o Shiatsu utiliza técnicas de pressão, percussão, fricção, vibração e imposição de dedos e mãos em pontos e áreas específicas do corpo, além da movimentação de articulações e manipulação desestruturas musculares e esqueléticas com o objetivo de atuar na circulação “energética” através das técnicas de tonificar, sedar, regular.

O terapeuta, usando os polegares, as palmas das mãos e até mesmo o cotovelo, pressiona pontos ao longo dos meridianos do nosso corpo, de modo ritmado e modulado e vai, com esses toques, desbloqueando a energia vital. Além disso, usa técnicas de manipulação, alongamento de músculos e tendões, rotações de juntas, pressão em músculos tensos ou doloridos, melhorando assim a circulação do sangue e linfa. Como resultado, relaxa o sistema nervoso e muscular, desenvolvendo um ritmo de respiração mais eficiente e um melhor equilíbrio energético. O Shiatsu desperta o indivíduo para uma nova consciência de si próprio. Proporciona integração consigo mesmo e desenvolve uma grande sensação de equilíbrio, leveza, vitalidade e bem estar.

A terapia do Shiatsu não é fundamentada no modelo médico ocidental, ela é baseada numa concepção oriental onde acredita-se que a cura não deva ser feita através da doença. Busca-se o fenômeno que a provocou, naquele doente, deixando claro que cada paciente é um, e único na sua individualidade. Para a Medicina Chinesa, os pontos doloridos no nosso corpo, são pontos de bloqueio de energia vital e sua desarmonia energética, ora em excesso em determinados meridianos, ora deficiente em outros, é a causa das doenças. Como medicina preventiva, o objetivo é a harmonia e a manutenção da força vital, acreditando que o corpo harmonizado, energeticamente, é saudável e não necessita de medicamentos.

Abaixo, listamos algumas indicações do Shiatsu:

· Tratamento do estresse;
· Reequilíbrio dos centros de energia (Yin/Yang);
· Harmonização interior;
· Relaxamento geral;
· Revitalização;
· Desenvolvimento da consciência e sensibilização corporal;
· Manutenção e prevenção da saúde;
· Eliminação de toxinas;
· Alívio de dores em geral (coluna, articulações, cabeça)
· Eliminação do “peso” sobre os ombros e nuca, dentre outros.
O paciente, geralmente, passa por uma avaliação com o terapeuta e em seguida pela terapia em si. Uma sessão de Shiatsu é, geralmente, feita de 50-60 minutos, e seu número varia de caso para caso, ou da gravidade e urgência, podendo chegar de 4 sessões por mês. Nesta terapia não é necessário o uso de cosméticos como óleos e lubrificantes e nem tão pouco se despir. Qualquer pessoa, sem limites de idade ou sexo, pois, em sua maioria apresentam problemas de coluna, músculos e articulações. Indivíduos que trabalham no estresse das cidades grandes têm no Shiatsu um grande aliado para problemas de tensão e fadigas musculares. Já as mulheres grávidas apesar de necessitarem de bastante atenção devido aos pontos contra-indicados têm sua circulação de retorno, inchaços e dores musculares melhoradas com a terapia do Shiatsu.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Saiba mais sobre a Terapia de Pedras Quentes


Ideal para os dias mais frios, a Terapia das Pedras Quentes é a aplicação de termoterapia, utilizando pedras na massagem do corpo. Elas causam um efeito penetrante causado pela sensação térmica das pedras quentes que deslizam sobre o corpo, conseguindo produzir reações fisiológicas e orgânicas.  A temperatura é adaptada individualmente para cada caso, sendo que as pedras ao caminharem sobre os músculos transmitem uma energia que religa a força interior.

Grandes benefícios

As pedras têm intuito de transmitir energia que religa a força interior. A energia gerada quando as pedras quentes são friccionadas no corpo diminui inflamações e melhora a regeneração celular, além de ajudar no tratamento anticelulite e de emagrecimento.

1. Melhora funções orgânicas: as pedras aquecidas sobre pontos estratégicos faz com que se forme uma mensagem intercelular conectando o corpo e a mente, que energizados, passam a ter maior influência no comando da saúde geral do organismo.
2. Recupera energia: através do aquecimento, as pedras liberam a energia acumulada em seu interior, melhorando a energia vital do ser humano, desobstruindo pontos de energia que possam estar bloqueados.
3. Redução do estresse: as pedras aquecidas proporcionam um enorme bem estar, fazendo com que a pessoa fique plenamente aberta para receber a terapia. 
4. Fortalece o sistema imunológico: o relaxamento profundo faz o organismo liberar hormônios que combatem o estresse e fortalecem o sistema imunológico.