sexta-feira, 8 de março de 2013

Stretching Global Ativo: alongar faz bem à saúde!

Todo mundo, ou quase todo mundo, já ouviu falar sobre a Reeducação Postural Global (RPG), método que consiste em trabalhar o corpo terapeuticamente para corrigir deformidades ou doenças do sistema musculoesquelético.
O Stretching Global Ativo (SGA) é baseado no RPG, mas surgiu para atender, inicialmente, uma demanda específica de atletas profissionais e técnicos, com o objetivo de melhorar a estrutura física dos esportistas e, consequentemente, os treinos, direcionando o trabalho terapêutico para aproveitar, da melhor maneira possível, os músculos envolvidos em cada modalidade esportiva. Atualmente, o SGA é aplicado em qualquer pessoa, principalmente para prevenir ou tratar lesões causadas por esforços ou atividades repetitivas.
Outra vantagem do SGA é que pode ser aplicado individualmente ou em grupos. A técnica também serve como um complemento da RPG, principalmente para as pessoas que precisam corrigir a postura, ganhar elasticidade, melhorar o rendimento esportivo, atenuar dores musculares e melhorar a condição musculoesquelética como um todo.








A importância do alongamento
O ser humano possui, aproximadamente, 639 músculos, tecidos que participam de movimentos como andar, correr, respirar, ou seja, das atividades mais triviais às mais complexas, como as contrações do coração, do intestino, entre outras.
É importante compreender que o tipo de tecido que forma os músculos é caracterizado pela capacidade de contração e extensão, sendo assim podemos considerar que os músculos são estruturas que possuem elasticidade. Eles podem ser estriados ou lisos, podem contrair e encurtar, ficar rígidos, aumentar de comprimento ou ainda voltar à forma e ao tamanho originais.
Para qualquer movimento realizado, os músculos são utilizados e quanto mais alongados eles estiverem, menos problemas musculoesqueléticos ocorrerão. O alongamento aumenta a flexibilidade e a capacidade de movimentação da articulação comandada por ele, previne lesões, além de dar mais agilidade e elasticidade.
Quando feitos de maneira adequada, os alongamentos trazem os seguintes benefícios: reduzem as tensões musculares; relaxam o corpo; proporcionam maior consciência corporal; deixam os movimentos mais soltos e leves, preparam o corpo para atividades físicas e ativam a circulação.
O alongamento muscular, portanto, é um importante mecanismo de treino e de reeducação do corpo do ponto de vista morfológico e postural. O movimento, a força e o equilíbrio dependem da flexibilidade dos músculos e o SGA utiliza, basicamente, o alongamento como a base da técnica, porém de maneira global com o objetivo principal de ganhar comprimento dos músculos, aumentado o desempenho durante as atividades esportivas.
Sob outro ponto de vista, o SGA também traz relaxamento, trabalha a respiração e alivia o estresse do dia a dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário