sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Saiba mais sobre a drenagem linfática


O método de drenagem linfática manual foi desenvolvido pelo terapeuta dinamarquês Emil Vodder, em Paris, em 1932. Embora seja uma técnica antiga, ela é muito utilizada, tanto na Europa, quanto no Brasil. A drenagem atua no sistema linfático, que funciona paralelamente à circulação sanguínea. Os movimentos da massagem seguem o trajeto dos vasos linfáticos, o que melhora as principais funções do sistema venoso e linfático.


Um pouco mais sobre o sistema linfático
O sistema linfático é uma rede complexa, composta de linfonodos, ductos linfáticos, tecidos linfáticos, capilares linfáticos e vasos linfáticos. Essas estruturas produzem e transportam o fluído linfático, conhecido como linfa, dos tecidos para o sistema circulatório. Além disso, também atua no sistema imunológico, ajudando os glóbulos brancos a protegerem o organismo contra a invasão de bactérias e vírus. Em resumo, podemos dizer que o sistema linfático tem três funções básicas:
  1. Remover o excesso de fluídos dos tecidos;
  2.  Absorver os diferentes componentes da gordura e transportá-los para o sistema circulatório;
  3. Produzir células de defesa como os linfócitos, que protegem o organismo contra diversas doenças.

Quando há acúmulo ou retenção de líquidos, a drenagem linfática ajuda a eliminar esses líquidos por meio das compressões, que aceleram o processo de direcionamento ao sangue e a consequente eliminação das toxinas e excesso de líquidos pelos rins. O grande diferencial da drenagem linfática é que as manobras feitas com as mãos do terapeuta movimentam a linfa em direção aos gânglios, o que ajuda a ativar a circulação.

Além de atuar no combate ao inchaço, a drenagem linfática é benéfica para aliviar as cólicas menstruais, aliviar dores nas pernas, minimizar os processos de fibrose após cirurgias, tendo como benefício adicional um efeito sedativo e relaxante. A técnica também aumenta a oxigenação da pele, deixando-a com um aspecto mais saudável.

Um dos principais efeitos colaterais benéficos da drenagem linfática é a vontade de urinar logo após a massagem. É importante ressaltar que quando aplicada corretamente, por um profissional habilitado, a drenagem linfática não dói nem deixa marcas roxas (hematomas) no paciente.

Outro ponto importante é a quantidade de sessões para atingir um bom resultado: no mínimo 10, pelo menos uma vez por semana. A realização de atividades físicas regularmente e a adoção de uma alimentação saudável são fundamentais para complementar o tratamento, principalmente para as pessoas que têm como objetivo a perda de peso. Entretanto, pessoas com problemas circulatórios e mulheres que costumam apresentar sintomas da tensão pré-menstrual são muito beneficiadas pela drenagem linfática.

Apesar de todos os pontos positivos da técnica, vale lembrar que ela deve ser aplicada por um fisioterapeuta habilitado e especializado. Além disso, existem algumas contraindicações. A drenagem linfática não é recomendada para mulheres com diagnósticos de tumores e nódulos não identificados e para pessoas que já tiveram casos de trombose venosa profunda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário