segunda-feira, 16 de março de 2015

Conheça a importância do alongamento.


É de conhecimento geral que todas as atividades físicas praticadas pelo ser humano demandam os músculos do corpo, tanto os dinâmicos quanto os estáticos. Tais atividades geram um efeito denominado ´contração muscular´. Como consequência desta contração, o gesto passa a ter uma menor amplitude, facilidade, e por consequência, uma menor eficácia. O atleta deverá aumentar seu treinamento para manter o mesmo nível, ou simplesmente anular tais inconvenientes, alongando-se. A flexibilidade do músculo permitirá uma melhor contração, logo, sua utilização para executar os movimentos melhorará também.

O alongamento fará com que os efeitos da contração no músculo sejam atenuados, a fim de facilitar o movimento em curto prazo, e diminuir os riscos de desequilíbrio corporal em longo prazo. Além disso, terá papel também na preparação para o esforço, bem como na criação de possibilidades de recuperação após o esforço.

Pensando no bem estar de seus pacientes, a Ariane Pitrez Fisioterapia dá uma ajudinha na prática do alongamento. Veja a imagem acima e não se esqueça: Faça sempre o alongamento ao realizar atividades físicas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário