sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Joelhos Saudáveis

Por trás da revolução do homem bípede estão os joelhos, a principal articulação do corpo humano, responsável por suportar todo o peso do corpo e o impacto das atividades cotidianas do homem moderno. Ao caminhar, cada passo gera um impacto equivalente a duas vezes o peso do corpo sobre o joelho. Já durante uma corrida, a sobrecarga é igual a multiplicar por seis o peso total de uma pessoa.
O joelho tem a importante função de conectar a parte superior e a inferior das pernas, auxiliando na locomoção e na estabilização do corpo. Não é uma tarefa fácil, já que é no joelho que várias estruturas se combinam. Ossos, músculos, cartilagem, ligamentos e tendões, trabalhando sem parar para suportar o peso e as atividades do corpo.
Apesar da importância do joelho para o organismo humano, poucas pessoas dão a atenção necessária para mantê-los saudáveis e prevenir diversas doenças, que comprometem a saúde e a qualidade de vida.  
Um dos fatores de risco para desenvolver problemas nos joelhos é a obesidade. Não é necessário estar muito acima do peso para que a articulação precise trabalhar mais que o normal. Outro fator de risco é o envelhecimento, uma vez que com o passar dos anos a massa óssea começa a diminuir, assim como o líquido sinovial, que lubrifica as articulações.
Ligamentos e tendões ficam menos elásticos e mais suscetíveis a rompimentos. A cartilagem também se desgasta e o corpo não a repõe. Este processo muitas vezes gera a osteartrite, principal queixa nos consultórios médicos, segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia.
Para se proteger da osteoartrite e das demais doenças que acometem os joelhos, a palavra-chave é a prevenção. Vale ressaltar um ponto essencial: tropeções menos sérios, por assim dizer, a exemplo de lesões pequenas no menisco ou nos ligamentos cruzados, muitas vezes antecipam o processo degenerativo da junta.
Eles podem provocar alterações imperceptíveis ou instabilidade nos movimentos, dois fatores com potencial para acelerar o desgaste. Além disso, esportistas em geral têm mais probabilidade de lesionar o joelho e precisar de cirurgias.
Portanto, ao notar qualquer desconforto nos joelhos um médico deve ser consultado. Quando falamos em joelho, o diagnóstico precoce de qualquer problema, por menor que seja, é sinônimo de tratamento menos traumático e mais eficaz. 

O papel da fisioterapia na saúde dos joelhos
Várias técnicas da fisioterapia são usadas para tratar dores, lesões e para reabilitação pós-cirúrgica. A fisioterapia é aplicada com exercícios de alongamento, fortalecimento e/ou relaxamento. O profissional fisioterapeuta pode utilizar diversos recursos como pesos, faixas elásticas, bastão, bolas, cama elástica, bicicleta ergométrica, entre outros, para devolver ao paciente a mobilidade, a flexibilidade e o equilíbrio.
Existem também outros recursos na fisioterapia como o uso de equipamentos de ultrassom, que atuam massageando o local, aliviando a dor e como anti-inflamatório. Em alguns casos, a fisioterapia na água é indicada, assim como bolsas de gelo ou bolsas de água quente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário