sexta-feira, 14 de junho de 2013

Conheça melhor a crochetagem


Sim, é isso mesmo que você está pensando. O nome dessa técnica de fisioterapia tem relação com o crochê, espécie de artesanato feito com agulhas e linhas especiais. Desenvolvida na Suécia pelo fisioterapeuta Kurt Ekman, na década de 70, a crochetagem é muito utilizada para tratamento de dores musculoesqueléticas em geral.

Também é aplicada para melhorar lesões, evitar ou tratar fibroses e aderências depois de cirurgias e dissolver pontos de tensão pelo corpo, tudo isso com o uso de um equipamento em forma de gancho, que lembra uma agulha de crochê, mas em maior tamanho.

A crochetagem é baseada em outra técnica, chamada de massagem transversa profunda (MTP), cujo principal objetivo é eliminar dores e nódulos fibrosos por meio de massagem com as mãos, utilizando uma força de fricção bem forte.

Ekman, o inventor da técnica, percebeu que a massagem manual possuía algumas limitações, principalmente para tratar os tecidos moles (cartilagens, tendões, músculos, etc.). Foi então que ele produziu instrumentos capazes de deslizar na pele e tratar áreas que as mãos não conseguiam. Os ganchos de crochetagem possuem curvas que se adaptam às diferentes partes do corpo humano, permitindo assim melhor acesso às áreas que se encontram lesionadas.

No Brasil, a técnica começou a ser aplicada em meados dos anos 2000. Durante o tratamento, são usadas 5 etapas: a palpação com os dedos, a instrumental, a raspagem, lise de aderência (dissolução ou ruptura dos tecidos que criam aderências após cirurgias), a tração e a drenagem.

As duas etapas iniciais são indolores, caso o terapeuta seja especializado na técnica. Mas, os pacientes costumam experimentar uma leve sensação de desconforto, geralmente ligada ao processo de fibrose muscular.

A crochetagem também melhora a circulação sanguínea, pois aumenta a liberação de histamina, substância que atua como vasodilatadora no organismo, causadora também da vermelhidão que sucede as sessões de crochetagem, mas que não tem efeito maléfico.

Em geral, a indicação mais beneficiada pela técnica é o tratamento das aderências e fibroses causadas por cirurgias. Dores musculares, tendinites, lombalgia, cervicalgia, dores nos nervos, entre outras síndromes dolorosas também têm indicação para a crochetagem, que só deve ser aplicada por fisioterapeutas especializados na área.

Normalmente, são indicadas de 8 a 10 sessões de crochetagem para aliviar as dores ou para diminuir ou dissolver as aderências/fibroses. Pode ser aplicada ainda para acelerar a recuperação de atletas lesionados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário