sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Conheça o que há de mais moderno em fisioterapia


A fisioterapia é uma ciência que, entre outras funções, estuda, diagnostica e previne alterações em órgãos e sistemas do corpo humano. Dentro da fisioterapia, ao longo dos anos, muitas técnicas foram desenvolvidas para atender a demandas específicas, ou seja, para recuperação após cirurgias, partos, para tratar lesões ou traumas e também como forma de melhorar o desempenho físico de atletas.

Veja algumas técnicas inovadoras, que são aplicadas na Ariane Pitrez Fisioterapia e Estética:

Core Training: desenvolvido, primeiramente, para diminuir as dores relacionadas à coluna. Aos poucos foi sendo adotado por esportistas como forma de melhorar o suporte do tronco nos movimentos. O Core Training é uma técnica preventiva, que impacta diretamente no desempenho do atleta, principalmente em esportes que exigem grande esforço dos membros inferiores (pernas, quadris). Trabalha toda a musculatura responsável pelo equilíbrio do corpo humano como: a parte lombar da coluna, a parede abdominal e músculos, ou seja, a parte conhecida como “centro da gravidade”. O segredo do método é que os músculos que são trabalhados possibilitam a estabilização do tronco durante o movimento dos membros. Devido aos seus benefícios, o Core Training ganhou espaço, principalmente nos clubes de futebol, em academias e nas clínicas de fisioterapia.

Stretching Global Ativo (SGA): baseado no RPG surgiu para atender, inicialmente, uma demanda específica de atletas profissionais e técnicos. Atualmente, o SGA é aplicado em qualquer pessoa, principalmente para prevenir ou tratar lesões causadas por esforços ou atividades repetitivas. A técnica também serve como um complemento da RPG, principalmente para as pessoas que precisam corrigir a postura, ganhar elasticidade, melhorar o rendimento esportivo, atenuar dores musculares e melhorar a condição musculoesquelética como um todo. 

Sling Training: é um método que mistura fisioterapia, fortalecimento muscular e reabilitação. Trabalha todas as cadeias musculares, ativa a musculatura estabilizadora, de maneira rápida e eficaz. Isso torna a prática ideal para ajudar na reabilitação e na prevenção de lesões, além de aumentar e melhorar o condicionamento físico. A técnica consiste em duas cordas que são encaixadas em um suporte no teto, com apoios para os pés e para as mãos. É como se fosse um balanço, o que torna o exercício lúdico e permite uma série de movimentos. Porém, é preciso manter o equilíbrio durante a prática, o que exige força, principalmente da região do abdômen.

Crochetagem: O nome dessa técnica de fisioterapia tem relação com o crochê, espécie de artesanato feito com agulhas e linhas especiais. É muito utilizada para tratamento de dores musculoesqueléticas em geral. A crochetagem é baseada em outra técnica, chamada de massagem transversa profunda (MTP), cujo principal objetivo é eliminar dores e nódulos fibrosos por meio de massagem com as mãos, utilizando uma força de fricção bem forte. Também é aplicada para melhorar lesões, evitar ou tratar fibroses e aderências depois de cirurgias e dissolver pontos de tensão pelo corpo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário