sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Fisioterapia é uma importante aliada da gravidez






​A gestação é um dos momentos mais especiais da existência de uma mulher. Desde a concepção até o nascimento, semana a semana, uma nova vida brota e se desenvolve, transformando o corpo da gestante, assim como a rotina da família, que deve se preparar para a chegada do bebê.

A gravidez humana pode ser contada em meses ou em semanas. Do ponto de vista médico, a gestação é normalmente dividida em três trimestres, que duram em média três meses. Em cada um desses períodos, a gestante e o bebê passam por transformações únicas e importantes.

Na 12ª semana, há o aumento dos seios e da barriga. No quinto mês a gravidez se torna mais aparente, com o crescimento da barriga e ganho de peso pela mulher, já que o útero cresce 1 cm por semana, a partir dessa fase da gestação.

Por volta do sétimo mês, as emoções ficam a flor da pele. São comuns alterações no humor, como irritação, choro e desejos estranhos por comidas diferentes. Os médicos alertam que as vontades durante a gravidez podem indicar falta de algum nutriente, por isso adotar uma alimentação saudável e equilibrada é fundamental para manter a saúde da gestante e do bebê em dia.

No oitavo mês, o bebê se posiciona com a cabeça no canal vaginal, preparando-se para vir ao mundo. Por isso, é natural que a gestante sinta alguns incômodos como inchaço, dificuldade para dormir e até formigamento nas mãos e nos pés, além dos chutes mais fortes e intensos.

Na fase final da gravidez, a mãe pode sentir desconfortos estomacais, ter mais azia e problemas digestivos por conta da pressão que o bebê exerce no estômago e no intestino. A dica é fracionar bem as refeições, comendo várias vezes ao dia, em pequenas quantidades.

Para amenizar todos esses desconfortos, a fisioterapeuta Ariane Pitrez criou um programa especial voltado para as gestantes. O programa contempla uma série de técnicas como RPG (Reestruturação Postural Global) específica para gestantes, orientação de postura, drenagem linfática manual, entre outros.

Entre os objetivos desse programa especial estão a redução da ansiedade, equilíbrio das emoções, relaxamento, amenização de sensações dolorosas e a preparação do corpo para o momento do parto. Técnicas de respiração, fortalecimento do períneo, da região abdominal, trabalhos para o equilíbrio corporal, para melhorar a função intestinal e prevenir inchaços são algumas ações do programa. Vale lembrar ainda que essa preparação também ajuda na recuperação depois do parto. 

Lembre-se de que o bem-estar físico e emocional proporciona uma gestação equilibrada e mais feliz para a mulher.         

Nenhum comentário:

Postar um comentário