quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Conheça melhor o Sling Training

O Sling Training é um método que mistura fisioterapia, fortalecimento muscular e reabilitação. Foi desenvolvido na Alemanha e chegou há alguns anos no Brasil. Porém, começou a se popularizar recentemente.




O Sling training trabalha todas as cadeias musculares, ativa a musculatura estabilizadora, de maneira rápida e eficaz. Isso torna a prática ideal para ajudar na reabilitação e na prevenção de lesões, além de aumentar e melhorar o condicionamento físico. Na Alemanha, o método foi especialmente criado para ajudar na recuperação de atletas lesionados.

A técnica consiste em duas cordas que são encaixadas em um suporte no teto, com apoios para os pés e para as mãos. É como se fosse um balanço, o que torna o exercício lúdico e permite uma série de movimentos. Porém, é preciso manter o equilíbrio durante a prática, o que exige força, principalmente da região do abdômen.

A vibração das cordas ativa os estabilizadores do corpo. A recomendação é treinar semanalmente para corrigir a postura, trabalhar a musculatura interna e ganhar condicionamento. Embora a finalidade não seja a perda de peso, é possível eliminar alguns quilos se a prática for constante.

Um dos pontos chave do Sling Training é o fortalecimento dos músculos internos, fator vital para diminuir as chances de lesões. Outros benefícios são a melhora do equilíbrio e o fortalecimento da musculatura abdominal e paravertebral (costas e lombar). Com isso, pessoas que sofrem, por exemplo, de dores nas costas, são ótimas candidatas a praticarem esse tipo de fisioterapia.

Já para aqueles que passaram por uma cirurgia ortopédica, por exemplo, esse tipo de exercício é ideal, pois melhora a circulação sanguínea, ameniza a dor e até acelera o processo de recuperação. Outro público que pode se beneficiar da técnica são as gestantes, pois os exercícios podem fortalecer os músculos pélvicos, importantes na hora do parto. Deficientes físicos e idosos também podem realizar o Sling Training, que praticamente não tem contraindicação.

Uma das vantagens do Sling Training é que é possível transportá-lo para diferentes locais, desde que seja possível instalar os ganchos nos textos para sustentação das cordas. Por fim, vale lembrar que apesar de parecer um método simples, deve ser aplicado por um profissional certificado e especializado.




Nenhum comentário:

Postar um comentário